Observe que a palavra “VALOR” não foi destacada à toa. A princípio, pode-se pensar que estamos discursando sobre o preço. Mas não é. Neste caso, o termo “VALOR” é uma medida subjetiva que se equilibra de acordo com o que o engenheiro tem a oferecer, quais os custos arcados por ele em atendimento aos desejos e necessidades do cliente e qual o preço que o cliente está disposto a pagar pelo serviço. E TODO PROFISSIONAL TEM O SEU VALOR NA MEDIDA EM QUE ELE DESEMPENHA OS SEUS DEVIDOS PAPÉIS PARA OS QUAIS FORAM HABILITADOS E/OU CAPACITADOS, SEJA ELE PEDREIRO, ENGENHEIRO, MÉDICO OU DE QUALQUER OUTRA PROFISSÃO.
Todos os contratantes buscam realizar os seus projetos (construções ou reformas) com qualidade e segurança, dentro dos prazos e custos esperados. Isto é indiscutível. Mas, cabe ao profissional auxiliar o cliente a perceber o valor ou o benefício em contratar os seus serviços.
Para explicar melhor, sabemos que os pedreiros, assim como os eletricistas, pintores e encanadores, são profissionais da construção civil que foram capacitados e possuem a experiência necessária para executar as suas atividades específicas. Porém, essas atividades devem ser orçadas, planejadas, acompanhadas e gerenciadas por profissionais habilitados (engenheiros ou arquitetos), de modo a garantir que as expectativas dos clientes/contratantes sejam atingidas.
Em construções e reformas, o acompanhamento de profissionais habilitados em parceria com os profissionais capacitados, garantirá legalidade e valorização do seu imóvel, pois a legislação é rigorosa e a fiscalização pelos órgãos competentes tem o objetivo de garantir que todos os imóveis sejam confortáveis e seguros para uso residencial ou para uso comercial. O não atendimento pode gerar multa ao proprietário.
Logo, o VALOR agregado, ou seja, os benefícios trazidos ao cliente na contratação de profissionais habilitados superam a questão do preço, mesmo que este aparentemente seja mais alto. Isso é visto ao longo das etapas da execução e após a finalização dos serviços, pois não haverá desperdício de recursos, retrabalhos, além da maior durabilidade. Dessa forma é gerada uma relação de confiança e “ganha-ganha” entre o cliente e o prestador de serviço.
Comentários